10 de novembro de 2012

Aspectos da Moda e do consumidor brasileiro

De onde vem a cultura e a postura do povo brasileiro em relação à moda? O estilo de vida e o comportamento do consumidor são diferentes dos europeus, então, estudar história, antropologia, sociologia, psicologia e artes pode ajudar a compreender as preferências das pessoas e o porquê de o conceito de moda no Brasil ser tão original.

A partir da história é possível compreender de onde vem o estilo brasileiro. Quando o Brasil foi colonizado pelos europeus não havia aqui moda nenhuma; quem trouxe ao Brasil os primeiros conceitos de moda foram os colonizadores. Por isso, é necessário e muito importante estudar as tendências européias.

Mas o brasileiro não aderiu cegamente ao estilo europeu. Entrou em ação o famoso “jeitinho brasileiro”, que passou a destacar cada vez mais a alegria e a sensualidade brasileira. Esse “jeitinho brasileiro” pode ser compreendido melhor com a ajuda da Antropologia, que dá informações sobre os aspectos da colonização no Brasil, a mistificação do povo e da mulher brasileira por diversas etnias e mostra que o padrão estético feminino consiste na valorização do corpo, mostrando toda a sensualidade, que, no caso do Brasil, é herança da cultura indígena.

Estudar o corpo brasileiro é importante para compreender as diferenças entre a moda europeia e a brasileira, visto que a própria anatomia do corpo brasileiro mostra-se diferente da do corpo dos europeus. O brasileiro gosta de roupas coloridas e justas, mas, ao mesmo tempo, quer estar atualizada com a moda. A mulher brasileira é vaidosa, é presença atuante no mercado de trabalho e sempre quer mostrar seu poder feminino. Leila Diniz é um exemplo para estudar e pensar sobre essa ruptura e o comportamento feminino. O corpo de Leila Diniz simbolizou a nova mulher que nascia no Brasil, em meio à repressão, ao controle e á censura política. Mais informações sobre Leila Diniz podem ser encontradas no livro de Mirian Goldemberg.

A imagem do homem na moda brasileira é mais conservadora, ainda que o gênero de masculinidade fale alto nos dias de hoje. Os homens europeus estão na frente em relação à moda, com estilos mais extravagantes e que conseguem manter sua postura como homens. Assim também o brasileiro está mais vaidoso, procurando ter um estilo diferente, mas será que estamos preparados para criar um estilo brasileiro masculino, sem as extravagâncias européias? Estudar o livro “O herói desmascarado, a imagem do homem na moda”, de Mario Queiroz, é uma dica para os interessados.

Estudar as tendências, a sustentabilidade, a globalização e a economia também pode criar uma relação dessas áreas com o mundo da moda. A moda brasileira é um desafio de estilo, uma vez que qualidade e preço são muito importantes para o consumidor. Lendo os jornais, os dados são claros: a economia brasileira está crescendo e a classe média brasileira está financeiramente podendo investir mais em moda.

Quem não pode viajar para conhecer a moda europeia, de onde saem muitas tendências de cores, tecidos e estilos, e prefere criar moda voltada para o “jeitinho brasileiro”, pode viajar nos livros que estão disponíveis na Biblioteca do SENAI Blumenau: A parisiense; Vitrinas em diálogos urbanos; Marketing e moda; O corpo como capital; O corpo Brasileiro; Moda e comunicação; O avesso da moda; A cultura do corpo; Moda e sexualidade feminina; Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida – entre vários outros livros maravilhosos.

Escrever foi uma forma de transmitir o conhecimento adquirido depois de assistir à palestra “Tendências de moda e varejo”, da professora Cristina, e o desfile da turma do 2° semestre de Produção de Moda, onde também aconteceu uma palestra muito boa.

Simone Padilha, funcionária da Biblioteca do Senai de Blumenau

Nenhum comentário: